como escolher coach
Autoconhecimento

Como escolher um coach ideal pra mim?

Como escolher o coach ideal pra mim?

Estamos vivendo o maior cenário da atualidade hoje no Brasil com a profissão coach, no entanto, quero alertar nossos leitores do noticiasdamanha.net sobre como escolher um coach para sua necessidade, e também para dar dicas para evitar que você caia numa armadilha comum que explicarei abaixo.

No Brasil até há 2016 a profissão coach não era muito conhecida, mas lá fora é febre, e a mesma veio ganhando espaço por aqui, formando muitos novos profissionais de diversas áreas. Tipos de coach:

  • coach de vida / life coach
  • coach de carreira
  • coach executivo
  • coach de emagrecimento
  • coach de negócios
  • coach bem específicos, entre outras…

Independente de qual seja sua necessidade, é necessário estar atento a uma armadilha comum para que você evite cair e ser enganado.

como escolher um coach
como escolher um coach

O que faz um Coach?

O coach profissional ajuda você traçar e executar seus objetivos, através de sessões online ou presenciais que te colocam na direção certa rumo ao seu objetivo, seja ele pre-estabelecido ou a definir ainda.

Qual a diferença entre coach, coaching, coache e coachee?

Qual é a diferença entre coach, coaching, coache e coachee? É bem simples:

  • Coach: é a profissão
  • Coaching: é todo o processo, as sessões.
  • Coache: é o profissional
  • Coachee: é o cliente

Cuidado ao escolher um coach

Vamos imaginar o seguinte cenário: você está acima do peso, e pede dicas de como emagrecer para aquele amigo ou amiga que também está acima do peso há anos, será que você realmente pode confiar nele? Será que realmente funciona? O que acontece é que ele está sendo incongruente.

A mesma coisa é como eu posso falar de riqueza, se eu exalo pobreza? Como posso falar de ser uma pessoa plena se constantemente tenho ataques de raiva? Cadê a congruência? Como escolher um coach ideal então?

E o que mais me chama atenção é que nesse novo mundo de coachs aqui no Brasil, muita gente veio atraída pelos ganhos expressivos que um profissional de coach tem, mas no final das contas, falta habilidade e paixão, logo, os dias estão contados…

Antes de fazer um processo de coaching, busque informações ou indicações de coachs para aquilo que realmente você deseja e saiba se ele realmente é congruente com a profissão coach.

De nada adianta você contratar um coach para lhe ajudar e fazer sua vida sair do papel, se nem a vida dele saiu ainda. A conta não bate, é enganar o próximo.

Um bom começo é estar ao lado de coaches formados por grandes instituições e com certificações específicas, o que já é um bom começo. No entanto, somente o estilo de vida pode completar o restante que falta para gerar congruência.

Como escolher um coach ideal pra mim?

É necessário saber o que você quer hoje, seus objetivos. O mais comum é começar com o coach de vida (ou life coach), é aquele que vai te ajudar alinhar sua vida, propósito, valores, missão, afinal, pra você ser um excelente profissional, primeiro precisa ser uma excelente pessoa.

A partir dele pode ser que você precise (ou não) de outro profissional. Fica a seu critério, não é obrigatório começar com um life coach, apenas nós do noticiasdamanha.net consideramos primeiro realinhar a vida do que partir para algo mais específico.

Lembre-se, se quer ir rápido vá sozinho! E se quer ir longe, vá acompanhado!

Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *