imagem em destaque Estimativa do mercado cai e Governo Bolsonaro sofre 840x525 - Estimativa do mercado cai, e Governo Bolsonaro sofre

Estimativa do mercado cai, e Governo Bolsonaro sofre

Tendo iniciado seu governo com altas expectativas e promessas, Bolsonaro se vê na necessidade de diminuir suas promessas, frente à real aplicabilidade de suas medidas. De acordo com pesquisa recente feita pelo Banco Central (BC), a projeção para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) cai mais uma vez, de 0,93% para 0,87%.

UM GOVERNO SEM PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO

imagem de pós página UM GOVERNO SEM PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO - Estimativa do mercado cai, e Governo Bolsonaro sofre

Sendo essa a 16ª vez que o PIB é revisado e cai, consecutivamente, o governo já se mostrou mais que incapaz de tirar o país da recessão. A queda na renda é ainda mais intensa para os mais pobres. A pior parte é que: não existem quaisquer indícios de melhora diante da falta de políticas econômicas por parte do governo em si e de seus órgãos.

A expectativa, em verdade, é que tenhamos uma redução ainda maior no PIB. Sobre isso, o presidente já se manifestou, dizendo que se a economia for mal, não haverá governo bom. Essa resposta dada foi uma reclamação às ameaças, pressões e problemas que se viu diante de, por conta de seu cargo.

Citando o representante do executivo:

“Não existe governo bom com economia ruim. Pode botar um santo como presidente, governador ou prefeito. Se a economia for mal, ele vai ser defenestrado de lá. Agora, o grande problema que nós temos, sem querer entrar na questão político partidária é o seguinte. Quem poderá vir depois de nós? Quantos aqui votaram em mim, até eu sendo o mais ruim? O menos ruim, melhor dizendo. Mas tinha uma questão ideológica que é grave e paira sobre nós esse fantasma. Não queremos partir para uma situação como temos aí em alguns países, riquíssimos, como a nossa querida Venezuela, que descambou”, disse Bolsonaro em entrevista.

POLÊMICAS E CRISE POLÍTICA AUMENTAM O RISCO PAÍS

imagem de pós página POLÊMICAS E CRISE POLÍTICA AUMENTAM O RISCO PAÍS - Estimativa do mercado cai, e Governo Bolsonaro sofre

O Risco-país, que é um indicador utilizado para orientar investidores a respeito da situação financeira de mercados emergentes, no caso do Brasil, está alcançando níveis altíssimos, jamais vistos desde a criação do indicador.

De acordo com alguns economistas, especializados no mercado internacional, a chance do Brasil entrar em recessão técnica beira os 70%. O autor dessa estimativa é José Luis Oreiro, que chama Paulo Guedes de “jogador de poker” por vincular o cenário atual de catástrofe à tentativa de aprovar uma reforma intensa como a da previdência. Este cenário que não tem só por foco o Risco-país, mas a elevada taxa de juros, inflação e outros indicativos de que a saúde de nossa nação não está das melhores.

Resta agora a todos nós cidadãos, ficarmos de olho nos desdobrares que virão a ocorrer no nosso cenário político, opinando no que podemos e cobrando nos limites de nosso direito.